Espiritualidade na contemporaneidade
- Mariana Mattos
- 28 de mai. de 2013
- 2 min de leitura
Transformar a relação das pessoas com a religião. Há cerca de 4 mil anos espiritualide e regilião de misturaram. Isso gerou uma segmentação... vamos ao mercado quando precisamos de alimento, à farmácia quando precisamos de medicamento e ao centro espirita quando precisamos de tratamento espiritual.
Essa forma de lidar com espiritualidade ainda reside no paradigma do consumo. O individuo como consumidor. Está também no ideal do "tenho um problema e vou solucionar". Porém a transição planetária nos impele a uma série de transformações nessa forma de pensar, de agir e de sentir.
Como integrar todas essas visões, como ser? Nós, que já estamos no chamado "caminho", ouvimos muito: "é preciso deixar de ter e passar a apenas ser... você precisa se desapegar.... cuidado para não se apegar a ideias de desapego".
Frases que pra minha geração viram verdadeiras sentenças de Mestres dos Magos! E ainda dizem que no ultimo capítulo é revelado que Mestre dos Magos e Vingador são o mesmooooo!!!!
Parece que fica tudo muito confuso......
Daí surgem outras várias brincadeiras, "ema, ema, ema, cada um com seu problema", "soca, soca almofadinha", "respira isso". Piadas internas.
Mas talvez aí esteja a grande questão. Nada é interno propriamente dito. Interno e externo são sim a mesma "coisa". A dita coisa se move, se mexe, se expande e se retrai. Movimento multiplos e incontroláveis. Talvez apenas porque somos parte do Universo e e o Universo também é multiplo e incontrolável.
Mas como fazer então?
1 - mudar a ideia de que fazer está no sentido de produzir. Produção = sociedade do consumo. Paradigma velho.
2 - sentir, perceber, observar, aceitar - verbos da transição para o novo paradigma.
Qual é o novo paradigma?
Atenção a resposta abaixo contém informações que podem infartar os mais cartesianos. Virginianos e capricornianos por favor mentalizem uma luz rosa antes de ler. Essa dica vale também para qualquer pessoa que acredita em respostas.
Ninguem sabe... (mestre dos magos desaparece agora)
"mas como assim ninguém sabe?" "que absurdo!"
Tá bem... já que insiste...
- Ninguém sabe ao certo.
Convido a uma reflexão:
Se a perspectiva de certo e errado está morta e alguns ainda esqueceram de enterrar;
O sistema no qual vivemos encalacrou e não adianta trocar as figurinhas no mesmo álbum; (Mesmos ingredientes mesmo bolo)
Estamos gerando uma nova forma de nos relacionar com nós mesmos, com o outro, com o coletivo e com o todo...
Algo novo irá surgir! Mas o que será, não podemos saber com exatidão.
É uma massa de pessoas cada uma colocando um ingrediente novo na receita
Os ingredientes são variados:
- auto-conhecimento;
- alimentação saudável;
- conexão espiritual;
- Comunicação Não-Violenta;
- Ética do Cuidado;
- Pensamento Sistemico;
- Meditação
Por aí vai.
Todos esses ingredientes vão gerar um novo ser espiritualizado. Integrado em espírito, mente sentimentos e corpo.
Visões, expansões, olhares, despertares. Esses seriam como um cavalo marinho que nos leva a um mergulho no mar de criação.
コメント